Artista famoso - Elton John

Posted: sexta-feira, 16 de janeiro de 2009



Elton John, na verdade, é Sir Elton Hercules John, nascido Reginald Kenneth Dwight, em Londres, no dia 25 de março de 1947. Seu nome artístico advém de dois integrantes de sua antiga banda, Bluesology - Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder da banda).

Em 1967, estabeleceu a parceria que o faria um dos maiores astros do pop de todos os tempos, com o letrista Bernie Taupin: Elton compunha as melodias, e Bernie as letras; o primeiro álbum de Elton, Empty Sky, só tem músicas dos dois, no qual se destaca a bela "Skyline Pigeon", que fala sobre o rompimento de um relacionamento, sobre libertação, e que ficou mais famosa no Brasil que em outros lugares do mundo, por ter sido trilha sonora da novela global Carinhoso, de 1973.

O primeiro álbum não fez sucesso mundo à fora, mas o segundo foi o grande estouro de sua carreira: o auto-intitulado Elton John traz a música que, até hoje, é a mais conhecida e regravada de Elton: "Your Song". Composta em apenas um dia, no qual Bernie compôs a letra e a passou para Elton, que, na sala da casa de sua mãe, ao piano, criou a melodia, ficou famosa no século XXI ao ser usada no fantástico musical-pop-moderno-doideira Moulin Rouge, de 2001, nessa cena.

Os próximos 7 discos de estúdio da carreira de Elton John, feitos entre 1971 e 1975, são totalmente irretocáveis, perfeitos. Não sou só eu que acho isso: Axl Rose, vocalista do Guns N' Roses, já deu declarações à MTV afirmando isso, e que Elton é um de seus artistas favoritos. Além disso, Axl já usou a música "The One", do Elton John dos anos 90, que falarei a seguir, como uma das introduções de "Sweet Child O' Mine", durante a "Use Your Illusion Tour". Em 1992, Axl e Elton ainda cantaram juntos em 2 shows: num tributo à Freddie Mercury, falecido vocalista do Queen, tocaram "Bohemian Rhapsody", da banda do homenageado, e no VMA, premiação da MTV americana, tocaram "November Rain", do Guns.

Os 7 álbuns são: de 1970, o conceitual e experimental Tumbleweed Connection, que, apesar de não ter nenhuma música em minha selação abaixo, é um belo trabalho que mistura country e blues para falar sobre o velho oeste americano; de 1971, Madman Across The Water, da genial "Tiny Dancer", sobre a qual falei uns posts atrás; de 1972, vem Honky Château, da clássica "Rocket Man"; em 1973, mais dois álbuns: Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player, que tem, segundo Taupin, a canção mais mal interpretada já escrita pelos dois: "Daniel". Ela fala "sobre um cara que voltou para uma pequena cidade no Texas, retornando a partir da Guerra do Vietnã. As pessoas da cidade elogiaram ele quando chegou em casa e o tratavam como um herói. Mas ele só queria ir para casa, voltar à fazenda, e tentar voltar para a vida que ele levava antes. Eu queria escrever algo que era simpático para as pessoas que vieram para casa", disse Bernie. Mas muitos pensam, até hoje, que Daniel era um namorado de Elton...Aliás, Elton John declarou sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone. Em 1984, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel, tendo a união se dissolvido em 1988. Em 2005 celebrou contrato de parceria civil com David Furnish, com o qual vive desde meados da década de 1990.

O outro disco de 1973 é o maior sucesso comercial da carreira de Elton: Goodbye Yellow Brick Road, numa citação à estrada de tijolos amarelos de "O Mágico de Oz". O álbum vendeu mais de 7 milhões de cópias nos EUA, mais de 30 milhões pelo mundo até hoje, e tem hits como "Candle In The Wind", um tributo à Norma Jean, cujo nome artístico era Marilyn Monroe. Mais tarde, em 1997, essa música se tornou um tributo à Princesa Diana, com algumas alterações na letra, e essa versão é considerada pelo Guiness Book como o single de maior vendagem da História, desde que se tem registros (se estima que o vencedor seria "White Christmas", de Bing Crosby, de 1940). Em 1974, Elton lança Caribou, do grande sucesso "Don't Let The Sun Go Down On Me". Essa sequência mágica termina com Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, mais um que é conceitual e espetacular, mais pop dessa vez, como o hit "Someone Saved My Life Tonight". O CD1 que fiz termina com 2 singles: "Philadelphia Freedom", de 1975, música feita em homenagem à tenista Billie Jean King, que treinava na equipe cujo nome era o mesmo da canção, e "Don't Go Breaking My Heart", dueto de ritmo disco com Kiki Dee, escrito por John e Taupin sob o pseudônimo Ann Orson e Carte Blanche (um trocadilho sobre a expressão americana "an horse and cart, blanche").

O CD2 começa com "Sorry Seems To Be The Hardest Word", do álbum Blue Moves, de 1976, que é o último antes de um breve rompimento da parceria entre Elton e Bernie, retomada à plenitude no excelente Too Low For Zero, de 1983, dos hits "I'm Still Standing" e "I Guess That's Why They Call It The Blues". Entre esses dois discos, Elton John lançou 5 fracos álbuns, só de destaca a música "Blue Eyes" e o fato dele ter trabalhado pela primeira vez com o letrista Tim Rice. Após esse álbum de 1983, Elton passa os anos 80 lançando álbuns médios para ruins, que contém uma média de um hit cada, daqueles que tocam até hoje em rádios como a Alpha FM, veja o caso de "Nikita", do álbum "Ice on Fire" de 1985. Em 1989, lança outro trabalho com as mesmas características (Sleeping With The Past) mas, por algum motivo daqueles inexplicáveis, "Sacrifice" alcança um sucesso nunca antes visto, se tornando a primeira música de Elton John, cantando sozinho, a alcançar o número um das paradas do Reino Unido (o dueto com Kiki Dee já havia conseguido esse feito).

Os anos 90 começam, e Elton continua a carreira da mesma forma como encerrou os anos 80, ao lançar em 1992 o álbum The One, que contém o hit homônimo, que já citei antes nesse texto. Em 1994, em parceria com Tim Rice, que também já foi citado, lança algumas músicas para a trilha sonora do desenho animado O Rei Leão, que fizeram tanto sucesso quanto o desenho, com músicas que vão desde a animada e bobinha "Hakuna Matata", passando por "Circle of Life" e chegando na romântica "Can You Feel The Love Tonight?", que rendeu o Oscar de 1995 à dupla de compositores (as três músicas que citei foram indicadas, de um total de 5 na categoria!). Em 1995, Elton volta ao passo que sua carreira estava: no mesmo ano lança Made In England, de "Believe", e em 1997 The Big Picture, de "Something About The Way You Look Tonight". Em 1999, em mais uma parceria com Tim Rice, lança o musical Aida, encenado na Broadway, baseado na ópera homônima de Giuseppe Verdi. O sucesso a ser destacado, música que funciona fora do musical, é "Written In The Stars", dueto de Elton e LeAnn Rimes.

Em 2000, Elton John, em nova parceria com Rice, mostra que ainda pode ter algo a dar ao mundo da música, com mais uma trilha sonora, dessa vez para o desenho animado O Caminho Para El Dorado. Apesar de ser um bom disco, nada a ser destacado individualmente. Em 2001, Elton confirma sua boa forma com o disco Songs From The West Coast, que tem o hit "I Want Love" (cujo belo clipe conta com o ator Robert Downey Jr., de Homem de Ferro) e a digna de seus velhos tempos nos anos 70 "
This Train Don't Stop There Anymore" (cujo clipe tem Justin Timberlake travestido de Elton John). Com os álbuns Peachtree Road, de 2004, e The Captain & The Kid, de 2006, Elton John mostra que sim, ainda tem muito a oferecer. Escolhi uma música de cada álbum para minha seleção por falta de espaço. Caberiam umas 2 ou 3 de cada disco sem problema.

Ótimo showman, e sempre preocupado em oferecer belos espetáculos visuais, se preocupando também com figurino, cenários, telões, etc., Elton John está em cartaz em Las Vegas com a turnê Red Piano desde 2004. Concebida primeiramente sendo pensada como exclusiva para tal lugar, já excursionou pela Europa (foi inclusive o show de réveillon em Londres, na passagem de 2008 para 2009) e aporta aqui no Brasil esse fim de semana, com shows em São Paulo em 17/01 e Rio de Janeiro em 19/01. Sua temporada em Las Vegas termina em abril de 2009, e a turnê Red Piano acaba na Alemanha, em julho.

CD1
1- Skyline Pigeon
2- Your Song
3- Take Me to the Pilot
4- Tiny Dancer
5- Honky Cat
6- Rocket Man (I Think It's Going to Be a Long, Long Time)
7- Daniel
8- Crocodile Rock
9- Candle In The Wind
10- Bennie and the Jets
11- Goodbye Yellow Brick Road
12- Saturday Night's Alright for Fighting
13- The Bitch Is Back
14- Don't Let The Sun Go Down on Me
15- Someone Saved My Life Tonight
16- Philadelphia Freedom
17- Don't Go Breaking My Heart

CD2
1- Sorry Seems To Be The Hardest Word
2- Blue Eyes
3- I'm Still Standing
4- I Guess That's Why They Call It the Blues
5- Sad Songs (Say So Much)
6- Nikita
7- Sacrifice
8- The One
9- Can You Feel The Love Tonight?
10- Circle of Life
11- Believe
12- Something About The Way You Look Tonight
13- Written in the Stars
14- I Want Love
15- This Train Don't Stop There Anymore
16- Answer In The Sky
17- Just Like Noah's Ark


O post sobre o artista desconhecido sai amanhã à noite. Esse foi antecipado, como já falei, por ocasião do show do Elton John, que a Rede Globo transmitirá amanhã, sábado, logo após o Big Brother Brasil.

Obs: Ver o post "Erratas sobre o Elton John"

0 comentários: