Cenas musicais #7 - "Ain't No Mountain High" em "Lado a Lado"

Posted: quinta-feira, 30 de abril de 2009
O filme Lado a Lado, de 1998, é um raro drama na carreira do diretor Chris Columbus, diretor de filmes Sessão da Tarde style como "Esqueceram de Mim" (1 e 2), "Uma Babá Quase Perfeita" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e roteirista de pérolas infanto-juvenis dos anos 80, como "Goonies" e "Gremlins". "Lado a Lado" conta com as estrelas de Hollywood Susan Sarandon, Ed Harris e Julia Roberts, e conta a história de Luke (Harris) que está para se casar com Isabel (Roberts). Luke é separado, tem 2 filhos com Jackie (Sarandon). As crianças são contra o novo casamento do pai, a princípio, e Isabel tem que conquistar a simpatia e confiança dos dois. Jackie tambem não concorda com o jeito "moderninho" de Isabel. Para agravar toda a situação, Jackie está com câncer, e está em fase terminal, com poucos meses de vida. O filme é tocante, belíssimo e triste. É piegas também, admito, mas ainda assim acho-o muito bom. Além da cena musical que destacarei abaixo, tem também a melhor cena de pedido de casamento que já vi no cinema.

"Ain't No Mountain High"
é uma canção de 1967, gravada pelo grande cantor de soul e R&B Marvin Gaye em parceria com Tammi Terrell. A canção foi, em 1970, regravada pela diva Diana Ross, e obteve muito mais sucesso que a versão original (apesar da original ser beeeem melhor!). A história de Marvin e Tammi não poderia ser mais trágica, eu acho: Tammi era uma cantora cujo talento até era reconhecido, mas que não conseguia alcançar o sucesso; eis que ele veio em 1967, justamente com a canção que posto aqui, ao substituir Kim Weston como parceira musical de Marvin Gaye, que já era um dos principais nomes da famosíssima e importantíssima gravadora Motown Records. No entanto, no mesmo ano de 1967, após muitas enxaquecas, Tammi desmaiou nos braços de Gaye durante um show, e foi constatado um tumor cerebral maligno. Os dois continuaram gravando discos (mas pararam de fazer shows) até 1970, quando, aos 24 anos de vida, Tammi faleceu. Isso deixou Gaye devastado, que ficou um ano isolado da música, voltou a lançar um novo disco apenas em 1971 (o fantástico "What's Going On") e a fazer shows no ano seguinte. Sua carreira continuou bem até o fim dos anos 70, quando entrou numa terrível decadência, da qual só saiu com o sucesso vencedor de 2 Grammys em 1983 "Sexual Healing". Ao fim de 1983, estava com sinais de depressão, se isolou novamente e se mudou para a casa dos pais. Ele ameaçou cometer suicídio diversas vezes, depois de numerosas e amargas brigas com seu pai, que, em 1º de abril de 1984, acabaria por assassinar Marvin com um tiro, após uma briga iniciada quando os pais de Gaye discutiam sobre a perda de documentos de negócios. Assim, Marvin Gaye morria um dia antes de completar 45 anos. A ironia é que Gaye foi morto por uma arma que ele próprio havia dado de presente para seu pai. Vixe...credo!!!

Abaixo a cena, que, apesar de todo o post meio down, é bem pra cima! =)

1 comentários:

  1. Marcio Hasegava quinta-feira, abril 30, 2009 10:13:00 PM

    Dizem que o Marvin Gaye e Tami começaram um relacionamento a partir das filmagens do clipe. Na época, ela era menor e o Gaye mesmo assim terminou seu casamento para poder se juntar a ela.